
Lipoenxertia Glútea (Enxerto de Gordura)
A cirurgia de lipoescultura é a lipoaspiração aonde parte da gordura aspirada é tratada e utilizada para oferecer um melhor contorno corporal em diversa áreas do corpo, como glúteos, quadril, panturrilhas e face.
No caso dos glúteos, é uma alternativa ao implante glúteo. Deve, no entanto, ser feito por profissional experiente com técnica adequada que evite grande reabsorção do tecido enxertado e com baixo índice de complicações. Normalmente realiza-se a lipoenxertia com volume cerca de 20% maior que o desejado uma vez que espera-se este mesmo percentual de reabsorção do enxerto.
Vantagens
Com relação ao implante glúteo, a lipoenxertia envolve cicatrizes menores e a utilização de tecido do próprio paciente para o aumento volumétrico dos glúteos, nos casos em que o paciente não deseja a utilização de implantes de silicone. A absorção da gordura enxertada é cerca de 20%, porém pode variar de acordo com os hábitos e doenças pré-existentes. A lipoenxertia é utilizada também na correção de pequenas lipodistrofias (celulites).
A Cirurgia
O procedimento consiste em duas etapas básicas em um mesmo tempo cirúrgico. Na primeira, será feita uma Lipoaspiração, para retirada da matéria-prima do enxerto. Em um segundo momento, essa gordura será lavada e purificada, para que possa ser injetada nos glúteos e nas demais áreas. A gordura será aplicada em várias injeções, em diversas partes dos glúteos, até que o resultado desejado seja alcançado. A duração aproximada da Lipoenxertia Glútea e lipoescultura é de 3 horas.
Nesse caso a anestesia pode ser tanto peridural com sedação quanto geral. A anestesia mais adequada varia de caso para caso, de acordo com o médico anestesiologista.
Pós - Cirurgia
Ao fim do procedimento, será colocada uma cinta modeladora, que ajudará a reduzir o edema. O paciente deverá permanecer com a cinta ao longo das quatro primeiras semanas de recuperação.
Sensação de dor e desconforto é absolutamente normal e pode ser aliviada com o uso de analgésicos comuns. Após redução do edema, é esperado que haja uma redução de aproximadamente 20% no volume enxertado. Os resultados finais aparecem em torno de 2 a 6 meses após o procedimento.
Recomendações
É recomendável que o paciente faça sessões de drenagem linfática, que auxiliam na recuperação e na obtenção de melhores resultados. O tempo médio de recuperação para volta às atividades cotidianas é de 10 dias.